04 novembro 2011

Roma - Passeios Imperdíveis Parte II

Continuando à falar sobre os melhores passeios de Roma, não podia esquecer do lindo e histórico  CASTELO DE SANT ANGELO. Também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se à margem direita do Rio Tibre e a pouca distância do Vaticano. Hoje o castelo é um museu mas ele já serviu de moradia para o PAPA.
Há um tunel embaixo do Castelo que leva direto ao Vaticano.Ele foi construído em 1277 para que os papas pudessem utilizá-lo em caso de perigo.
Foi aberto ao público após um complexo trabalho de restauração.
A entrada custa EU$ 8,50. Vale super à pena.



CASTELO DE SANT' ANGELO.




Dentro do CASTELO subindo para a cúpula.




A Basílica de São Pedro ao fundo.


Durante uma grande epidemia de peste negra que assolou Roma, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo , que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição fizeram uma estátua de um anjo que coroa o edifício. Por sinal lindíssima!!!





Estátua do Arcanjo São Miguel em cima do CASTELO.


Saindo do Castelo de Saint' Angelo fomos caminhando até o Palatino. É uma boa caminhada...mas tranquila e super gostosa de fazer!

PALATINO E FÓRUM ROMANO
O monte Palatino é uma das sete colinas de Roma. Tem 70 m de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia.  Pode-se comprar um bilhete (12,00 Euros) que dá direito a visitar o Palatino, o Fórum Romano e o Coliseu.
Na descida do Palazzo dei Conservatori para o Fórum Romano está a estátua da LOBA amamentando RÔMULO E REMO.
Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.




A estátua da LOBA amamentando ROMULO E REMO.


O Fórum Romano com suas ruínas antiquíssimas deu a impressão que à qualquer momento eu veria passando por mim umas carruagens com romanos vestindo túnicas !!! Não tem como não voltar à milhares de anos atrás... Uma aula de história à céu aberto!!!
O Fórum Romano era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal.


Ruínas do FÓRUM ROMANO - aula à céu aberto!!!




Arco de Séptimo Severo na entrada do Fórum Romano - lindíssimo!!! 



CAPÍTULO ESPECIAL -  O COLISEU !!!
Meu sonho desde criança sempre foi conhecer o Coliseu. Adorava história e quando lia sobre Roma ficava louca de curiosidade. Quando meu marido disse que uma das cidades que iríamos na Lua de Mel era Roma quase pirei!!! Não acreditava que enfim conheceria o Coliseu!
Saindo do Fórum Romano dei de cara com ele: enorme, imponente, super antigo mas que impunha tanta admiração...Quase morri!!! Chorei feito louca...



Eu dando de cara com o Coliseu - quase morri de emoção...



O Coliseu visto do Forum Romano.



Coliseu visto de outro ângulo.


 O Coliseu ou Anfiteatro Flavim era antigamente usado para lutas mortais entre os gladiadores e animais ferozes... O púlico sedento de fome ia lá para esquecer os problemas e ver que haviam pessoas em situações piores.
Os gladiadores lutavam com leões, rinocerontes, girafas, tigres, elefantes...Um show de horror!!!
Quando você está no interior dele é possível ver as galerias do solo por onde passavam os animais ferozes!!! Tudo super preservado...
Pelas suas entradas em arcos, eram permitida a entrada facilmente de até 55 mil pessoas.



Placa na entrada do Coliseu - antigo Anfiteatro Flavim.



Galerias no centro do Coliseu onde ficavam os animais ferozes.



Outra vista do interior do Coliseu.


Na 2° vez que fui à Roma tive a sorte de ver uma exposição sobre a vida, as vestimentas,armas,sapatos e tudo mais que dizia à respeito dos Gladiadores. Super interessante e com coisas lindíssimas.
Os gladiadores na maioria das vezes eram escravos prisioneiros de guerra ou criminosos condenados.


Roupas,armas e sapatos dos Gladiadores.




Roupa de um gladiador!!! Um Luxo!!!

01 novembro 2011

Roma - Passeios Imperdíveis Parte I

Passear por Roma é se surpreender à cada instante... No meio de uma ruazinha aparece um monumento gigantesco que você não consegue compreender como foi caber ali !!!
Um exemplo perfeito disso é a Fontana di Trevi.

FONTANA DI TREVI
A Fontana di Trevi  é a maior com cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Simplesmente lindíssima!!!
Vá cedinho, ainda quando os turistas não acordaram, assim você conseguirá tirar fotos tranquilamente e jogar a moedinha pedindo para retornar à Roma!!! Tradição é tradição portanto não esqueça de jogar !!!
Caso você resolva ir à tarde se prepare!!! A Fontana parece o Piscinão de Ramos!!! Fica lotada com tantos turistas...




Fontana Di Trevi uma imensidão no meio do nada!!!



PANTHEON
O Pantheon foi construído em 27 a.C. Mas permanece perfeitamente intacto na parte interna. Todo em mármore rosa, chama atenção pela beleza e grandiosidade...
Na Idade Média foi  o templo de devoção de todos os Deuses.
Lá está enterrado Bernini e Rafael - um dos maiores pintores romanos.
O orifício no topo do Domo é super comentado por ser o único lugar por onde entra a luz.



PANTHEON visto de fora...



Interior do PANTHEON riquíssimo!!!




BASÍLICA DE SAN PAOLO FUORI LE MURA
A Basílica de São Paulo Fora de Muros é, em dimensões, a segunda maior basílica católica de Roma, só superada pela Basílica de São Pedro no Vaticano.
No local onde foi erguida a basílica, reza a tradição, é onde o apóstolo Paulo, ao qual é dedicada a igreja, foi sepultado e o túmulo do santo se encontra debaixo do altar maior, dito altar papal.
Quando ela pegou fogo, a única coisa que restou foi o baldaquino. Reconstruíram a basílica inteira em torno deste baldaquino.




Estátua de São Paulo na  frente da Basílica.




Interior da Basílica de São Paulo - imensa e maravilhosa!!!




PIAZZA DE SPAGNA
Agora sim!!! Cheguei na melhor parte da história: a Piazza da Spagna!!!
Essa região é onde ficam as lojas famosas e bambambãs... Vá cedinho para conhecer o território.
Sente nas Escadarias da Spagna, admire a Fontana La Barcaccia enquanto está tudo tranquilo... Porque à tarde aquilo lota!!!
A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira...

Escadaria da Spagna cedinho...Uma tranquilidade!!!



Fontana La Barcaccia: em frente à Piazza da Spagna.




Escadaria da Spagna à tarde: quem se arrisca???



As 10:00h as lojas abrem e aí vira uma loucura você conseguir ser atendido, porque os chineses e japoneses dominam o local!!!
Começando pela Via Condotti (a Champs Élysées Romana), a Via Fratina, Via Borgonona e as outras ruelas que as cercam você irá pirar com as lojas mais poderosas do universo...Se é glamour que está procurando aqui você irá achar!!!
Há restaurantes espalhados por todo o local, mas prepare-se você está no local mais caro de Roma!!!
Passeie  por cada ruela que surgir, entre nas lojinhas mais minúsculas, sempre terá uma surpresa agradável te esperando!!!


Vista da Piazza da Spagna: sempre lotada!!!



A rua mais chique de Roma. Se é glamour que procura este é o lugar!!!




Ruelas ao redor da Piazza da Spagna: não deixe de explorá-las!!!



CURIOSIDADES:

- Por Roma ser uma cidade antiquíssima não houve um plano de construção de vias e avenidas para a cidade...As ruas são minúsculas, sendo assim; você verá lambretas por toda parte. Elas brotam do chão quando você menos espera...
No máximo  você verá carros Minis os similares... se você espera ver Jips, Caminhonetes, carros grandes, vá para os EUA...

LAMBRETAS: O principal meio de transporte dos Romanos.




















Este estilo de carro - Minúsculo!!! é o  mais usados em Roma.


- A Ferrari é uma marca italiana. Portanto vá à uma loja de Ferrari e compre um souvenir. Não tem como resistir...E as coisas são lindíssimas!!!

Loja da Ferrari - tem que entrar!!!



- Se por um acaso você esteja andando por Roma e dê de cara com uma noiva abraçada à morte não se assuste...Os Romanos acreditam que abraçar a morte quando se casam dá sorte...
Cada louco com sua loucura!!! Mas que assusta assusta ...



A tradição de tirar foto com a morte no dia do casamento...Um horror!!!