27 outubro 2011

Vaticano - Piazza e Basílica de São Pedro.

Dando sequência ao post anterior sobre o VATICANO ( Clique aqui para ler!!! ), vamos falar agora sobre a Basílica de São Pedro e a Piazza de São Pedro. Estes com certeza um dos lugares mais importantes do mundo para a religião católica.

A BASÍLICA DE SÃO PEDRO:
Caso você tenha ido na parte da manhã ao Museu do Vaticano e tenha saído da Capela Sistina direto para Basílica de São Pedro você passará pelo túmulo do Papa João Paulo II antes de subir para a Basílica...
Ao subir as escadas sairá no centro da grandiosa Basílica!!! Uma visão magnífica!!!


O Domo da Basílica de São Pedro  vista do andar de baixo...





O Domo com 136,5 m de altura desenhado por Michelangelo.


O Domo de São Pedro, projetado por Michelangelo, embora não concluído em vida , com 39.000 toneladas, 42 metros de diâmetro e 136,5 m de altura é a mais elevada parte do Vaticano.
Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local, exemplo: João Paulo II.



Túmulo onde está enterrado São Pedro


A imagem da Pietá feita por Michelangelo impressiona tamanho a perfeição...Foi concluída em 1.499 quando Michelangelo tinha apenas 25 anos!!!
Olhe para o rosto dela de dor e as veias de Jesus Cristo! São super reais...
Desde que a estátua foi atacada em 1972 por um louco, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore. Lindíssima!!!
  


Pietá feita por Michelangelo.


Outra peça magnífica é o Baldaquino!!!Foi encomendado pelo Papa Urbano VIII em 1624.
O Altar-mor assenta diretamente sobre o túmulo de São Pedro. Tradicionalmente,só o Papa celebra missa no baldaquino de bronze . Ele possui 29 metros de altura e é uma obra de Gian Lorenzo Bernini.



Baldaquino de Bernini: Impressiona pelo tamanho e beleza.



A guarda do Vaticano se veste com uniformes especiais. Estes foram desenhados por Michelangelo há centenas de anos atrás. O curioso uniforme da Guarda Suíça é um espetáculo à parte. Com sua malha de cetim nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas.
Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de Janeiro de 1506 pela segurança do Papa.

O uniforme da GUARDA SUÍÇA do VATICANO.




A PIAZZA DE SÃO PEDRO:

Saindo da Basílica  você cairá na Piazza de São Pedro. Uma praça enorme projetada por Bernini  no século XVII com fontes e estátuas lindíssimas.
Na praça, o Papa celebra a Missa do Galo no NATAL uma das  maiores festas da Igreja. As 140 estátuas - santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas - saúdam os peregrinos da balaustrada das colunas, que tem 17 metros de largura.



Na escadaria da Basílica vendo a  Piazza de São Pedro.




Vista da BASÍLICA DE SÃO PEDRO com a fonte no centro.


Ao lado da Piazza de São Pedro fica o Palácio Apostólico -a residencia oficial do Papa no Vaticano. É neste prédio que o Papa aparece para saudar os peregrinos.
É um complexo de construções situadas ao lado da Basílica de São Pedro, que compreende hoje cerca de 11 mil e 500 aposentos e 20 pátios: os Apartamentos Papais (escritórios de governo da Igreja Católica Romana), o Museu do Vaticano e a Biblioteca Apostólica Vaticana. No conjunto existem mais de 1.000 salas. Entre as mais famosas inclui-se a Capela Sistina, e seus afrescos admiráveis, a Sala Régia e as Stanze di Raffaello.



O PALÁCIO APOSTÓLICO - Residência Oficial do Papa.


Vista da Basílica e da Piazza de São Pedro no Vaticano.


Vir para Roma e não ver o PAPA é o mesmo que não vir...
Portanto não deixe de visitar o VATICANO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário