25 julho 2011

Corleone - Uma decepção...

Jurei que não falaria sobre Corleone em meu blog...mas não podia deixar que assim como eu outras pessoas criassem expectativas à essa cidade.
Para mim foi a maior decepção !
Minha infância toda passei ao lado do meu pai assistindo o filme " O Poderoso Chefão". Às vezes assistia os 3 filmes seguidos...
Então imaginem como eu estava preparando essa viagem para Sicilia...
Corleone era a cidade mais ansiada por mim. Estava louca para ver os cenários onde foram gravados as sequências do filme.
Assim que saímos de Agrigento pegamos estrada em direção à Palermo. Mas antes iríamos dar uma passadinha em Corleone.
No meio da estrada fomos parados pela polícia estadual. Os guardas pegaram o documento do carro, o certificado para dirigir na Europa e ficaram olhando para dentro do carro as várias malas que pulavam do bagageiro...
Nos perguntaram para onde íamos e de onde eramos. Quando falamos que estavamos indo para Corleone um olhou para cara do outro com olhar de espantados.
Falaram que eles não passavam nem perto da cidade!!! Mas que para a gente não havia perigo...



Placa da estrada indicando Corleone...
 


















Achamos estranho mas seguimos em frente.
Assim que chegamos na cidade paramos uma senhora para perguntar onde ficavam as casas que usaram para gravar o filme "Il Padrinho" - " O Poderoso Chefão".
Ela simplesmente olhou para a nossa cara e disse : Querem ver as casas? Vá a locadora e alugem o filme...
Pensei que havia entendido errado o italiano...E perguntei novamente. A senhora quase me bateu!



A senhora que quase me matou...
Super atenciosa!
 


















Depois dessa gentileza toda fomos em direção ao centro. Lá perguntaríamos melhor...
Todos que paramos para pedir informação nos olhava estranho e não diziam nada...
Foi em uma sorveteria que tive a única lembrança do filme:  irrisórios 3 quadrinhos
pendurados na parede com as fotos das gravações. Só isso nada mais!



Um dos quadros da sorveteria...




















A sequência das filmagens de
IL PADRINHO!

 




















Saímos da sorveteria e tentei achar lojas de souvenirs que tivessem algo do filme, foi só uma outra ilusão...
Quando chegamos no aeroporto de Palermo conheci uma comissária de bordo brasileira.
Comentei a minha decepção sobre Corleone. E só então descobri a razão de toda aquela agressividade dos moradores e o porque de não ter encontrado nada de souvenirs na cidade!



A EXPLICAÇÃO:

Quando fizeram este filme foi uma propaganda muito ruim para a cidade de Corleone e também para a Sicília inteira. Tiveram um trabalho danado para conseguir atrair turistas de volta...
Os turistas tinham medo de visitarem a cidade por causa dos mafiosos...
Os moradores se revoltaram contra Francis Ford Copolla. E quando alguém pergunta sobre o filme eles dizem que foi tudo gravado em Hollywood!
Mas a realidade é que a mafia mais conhecida como COSA NOSTRA existe sim!
Ela domina e comanda toda a cidade desde os melhores hotéis, restaurantes, tudo!
Os moradores com medo se calam e fingem não saberem de nada...
Realmente uma tristeza...
E para finalizar ela me disse que eu havia sido uma louca de ficar perguntando sobre o filme!
Credo que medo...fui embora decepcionadíssima...

2 comentários:

  1. Elaine que saudade! Como ta a vida de mamãe? Pois é, os italianos são sutis não? Em Pisa, a italiana que validava os bilhetes do trem me expulsou, e não é força de expressão, da cabine dela porque cheguei falando em inglês! Bem, eu que não falo nada de italiano, tive a sorte do senhor da cabine ao lado me atender, tudo bem que ele não falou comigo, só respondia por escrito, mas ok né? rsrsrs Um beijão! Priscilla Leal

    ResponderExcluir
  2. Pri muita saudade de você também!!!
    Não acredito que fizeram isso com você...Pegaram bem mais pesado do que comigo.
    Mas no final de tudo lembramos com saudades e até rimos da situação né?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir